Um redutor consiste num conjunto de eixos com
engrenagens cilíndricas de dentes retos, helicoidais, cônicas ou somente com
uma coroa com parafuso sem fim, que tem como função reduzir a velocidade de
rotação do sistema de acionamento do equipamento.
A parte principal do redutor são as engrenagens,
através delas a velocidade de rotação da transmissão é reduzida devido ao
contato entre engrenagens de menor e maior número de dentes que promove a
redução desejada. A carcaça de um redutor normalmente é fabricada em chapa de
aço de baixo carbono ou também de ferro fundido, estruturada com solda ou
alumínio, podendo ser bipartida ou com abertura nas tampas dos mancais (servem
de apoios físicos para aos elementos rotativos). Os dentes das engrenagens
podem ser retos ou helicoidais. Os dentes retos possuem uma fabricação mais
simples e sendo assim, tem menor custo, já os helicoidais são utilizados nos
redutores quando deseja-se reduzir a vibração e o ruído do equipamento, pois a
transmissão de potência é realizada de forma mais homogênea.
Vídeo ilustrando o funcionamento de um redutor: https://www.youtube.com/watch?v=YzVtfADpqP0
Referências: http://download.sew-eurodrive.com/download/pdf/LC_pt-BR_11703997_BP.pdf acesso em 20/10/14
http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasalan/AT102-Aula04.pdf
acesso em 20/10/14
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