quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Válvulas

                A principal função das válvulas é abrir e fechar para regular o fluxo de entrada e saída de um fluido. Existem inúmeros tipos de válvulas industriais que são utilizadas no funcionamento de tubulações, em caldeiras e em diversos outros equipamentos. Além disso, podem ser utilizadas no controle de pressão e monitoramento de mudanças de temperatura e fluxo. Cada tipo de válvula possui características próprias e, por isso, as mais utilizadas no setor industrial serão explicadas separadamente.

·         Válvula esfera
A válvula tipo esfera é rotativa e possibilita o controle do fluido em qualquer direção sem problemas dinâmicos. No entanto, apresenta alta tendência à cavitação e a atingir condições de fluxo crítico a relativos diferenciais de pressão. Muito utilizada em malhas fechadas de controle, principalmente em indústrias de papel e celulose e em aplicações para líquidos viscosos, corrosivos e com sólidos em suspensão.

·         Válvula borboleta
Uma das válvulas rotativas mais comuns, consiste de um anel circular no interior do qual oscila entre dois mancais um disco que faz função de obturador. Possui um formato que possibilita o revestimento interno com elastômeros. Suas principais vantagens são a simplicidade, baixo custo, pouco peso e menor espaço de instalação. Possui ampla faixa de aplicações, mesmo em fluidos corrosivos, atuando no controle ou isolamento total da passagem dos fluidos.

·         Válvula globo
Nesta válvula, a qual possui vários tipos, o fluido passa através de um ou dois orifícios e ela é normalmente fechada. Controla o fluxo de fluidos mais viscosos, como o óleo, sendo, por isso, muito utilizada em gasodutos. Ela possui boa vedação, o que contribui para que caso ocorra um vazamento, ele não seja significante perto de sua capacidade de vazão máxima.

·         Válvula de gaveta
Permite a passagem do fluido em apenas um sentido e seu fechamento se dá pela diferença de pressão exercida pelo fluido se houver tendência de inversão no sentido do fluxo. Sendo assim, ela impede a passagem do fluido em contrafluxo, o que poderia afetar a bomba e causar alagamentos. Devem ser utilizadas na horizontal e não devem ser utilizadas para a passagem de fluidos que deixem sedimentos ou depósitos sólidos.

·         Válvula injetora
Sua principal função é lançar jatos pulverizados de combustível direcionados no duto de admissão do motor ou no compartimento de combustão, proporcionando melhor eficiência dos mesmos, diminuindo a emissão de poluentes. Além disso, dosam a quantidade de combustível de acordo com a necessidade do motor, possuindo por isso alta precisão.

·         Válvula de pé
Permitem a passagem do fluido em apenas um sentido (ascendente) e é instalada na entrada de uma tubulação de sucção para impedir o retorno da água quando o bombeamento é desligado. Muito utilizada para controlar fluxos de fluidos. É resistente, muito leve e economiza grande quantidade de energia. Podem ser fabricadas de ferro fundido, bronze ou plástico e podem trabalhar com água, óleo ou líquidos não corrosivos.

·         Válvula de bloqueio
Sua principal função é estabelecer ou interromper o fluxo do fluido, podendo funcionar somente totalmente aberta ou fechada. Pode ser operada manualmente, quando é necessário que uma parte da tubulação seja desligada para manutenção ou limpeza. São divididas em diversos modelos: de retenção, de duas vias e de proteção de ruptura de linha.

·         Válvula de ar
Sua principal função é reter e direcionar o ar que passa pelas tubulações junto com a água, causando economia de água. É fixada em cavaletes junto a hidrômetros com a intenção de controlar precisamente a entrada de ar e fazer com que a corrente de água escoe normalmente.

·         Válvula de fluxo anular

Sua principal função é o controle hidráulico por meio de redução ou/e sustentação de pressão, controle do nível do reservatório e da vazão. Pode ser acionada manualmente, pneumaticamente, mecanicamente ou hidraulicamente, dependendo da necessidade de manuseio do equipamento. São precisas, possuem linearidade no controle, trabalham silenciosamente e sem vibrações mesmo em elevadas temperaturas ou pressões.

Ilustração de algumas das válvulas utilizadas na indústria

Vídeo ilustrando o funcionamento de uma válvula de gaveta: http://www.youtube.com/watch?v=sF2XiqwcciI


Referências: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/1945-tipos-de-valvulas-industriais/ acesso em 18/10/2014
http://www.sr.ifes.edu.br/~rafael/ii2/apostilas/valvulas/Apostila%20Valvulas.pdf acesso em 18/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário