quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Bombas


       As bombas são máquinas operatrizes hidráulicas que fornecem energia ao líquido com a finalidade de transportá-lo de um ponto a outro. Elas recebem energia de uma fonte motora qualquer e cedem parte dessa energia ao fluido na forma de energia de pressão (aumentam a pressão do líquido), cinética (aumentam a velocidade do líquido) ou ambas.
  



Tipos

       As bombas possuem vários tipos e podem ser classificadas considerando sua aplicação ou a forma com que a energia é cedida ao fluido.
Como há uma ampla diversidade de bombas existentes, citaremos alguns abaixo:
·      Bombas de Deslocamento Positivo
       Ocorre transferência direta da energia mecânica cedida pela fonte motora para o fluido. O volume de líquido remetido está diretamente relacionado com o deslocamento do elemento pistão e, portanto, aumenta diretamente com a velocidade e não é afetado pela pressão facilmente. São usadas para bombeamento contra altas pressões e quando requerem vazões de saída quase constantes. As bombas de deslocamento positivo podem ser divididas em:
-     Alternativas: quando a taxa de fornecimento do líquido depende do volume varrido pelo pistão no cilindro e do número de golpes do pistão. Estas são recomendadas quando é necessário pressões elevadas;
-       Rotativas: em que o líquido fica retido entre os componentes do rotor e a carcaça da bomba por causa da rotação gerada. Muito usada para líquidos viscosos, mas não serve para suspensões.
 

·      Bombas Centrífugas
       A energia fornecida ao líquido é principalmente cinética, sendo convertida em grande parte em energia de pressão posteriormente. A movimentação do líquido é produzida por meio de um rotor, também chamado de impelidor, que gira no interior de uma carcaça. Estas bombas caracterizam-se por operarem com altas vazões, pressões moderadas e fluxo contínuo. Podem ser classificadas em:
-     Puras ou radiais: toda a energia cinética tem origem no desenvolvimento de forças puramente centrífugas na massa líquida, com movimentação do fluido vindo do centro para a periferia do rotor, perpendicularmente ao eixo de rotação. São utilizadas para fornecer elevada carga ao fluido com vazões relativamente baixas;
-       Fluxo Axial (helicoidal): a transferência de energia cinética à massa líquida ocorre por forças unicamente de arrasto, sendo que o fluido se movimenta paralelamente ao eixo de rotação. São utilizadas em casos de elevada vazão e cargas pequenas a serem fornecidas ao fluido.
-    Fluxo misto (hélico-centrífugas): a energia é fornecida tanto pela força centrífuga quando por arrasto. O movimento do fluido ocorre diagonalmente ao eixo de rotação (entre 90° e 180°).

Para mais informações sobre as bombas centrífugas, assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=ixNF_ikY_Ts


·      Bomba Diafragma
       Depende do movimento de um diafragma para conseguir pulsação. São usadas para suspensões abrasivas, líquidos muito viscosos, como também para serviços de dosagem do produto.






·      Bomba a Jato
        Tem o princípio de movimentar uma corrente com alta velocidade do fluido para imprimir esse movimento a outra corrente, misturando as duas.

·      Bomba Eletromagnética
       Princípio igual ao motor de indução usada com líquidos de alta condutividade elétrica (metais líquidos) não tem partes mecânicas móveis.


Referência:
GANGHIS, Diógenes. “Bombas Industriais”. Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário