quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Tubulação

        As tubulações industriais são de grande importância e essenciais para o funcionamento de todo tipo de indústria, possibilitando uma conexão física entre pontos de geração, armazenamento e utilização de um determinado fluido. São utilizados principalmente para distribuição de gases, óleos, vapores e lubrificantes e podem representar 70% do custo dos equipamentos, ou 25% do custo total da instalação. Se classificam em:
·       Tubulações de processo: conduzem fluidos que são parte integrante do processo produtivo, sendo mais empregados nas indústrias químicas, petroquímicas, alimentícias e farmacêuticas.
·         Tubulações de utilidades: conduzem fluidos auxiliares para o funcionamento da indústria, como redes de ar comprimido para máquinas pneumáticas e vapor para aquecimento de máquinas.


Figura 1: Exemplo de tubulação industrial.
           
A identificação é dada por cores que obedecem a seguinte tabela:

Tabela 1: Identificação para tubulação.

        Os tubos são divididos em dois grupos: tubos sem costura e tubos com costura. Os tubos sem costura são fabricados por três tipos de processos industriais: laminação (para tubos grandes diâmetros), extrusão (para tubos com pequenos diâmetros) e o processo de fundição. Já os tubos com costura são fabricados por solda.

 
Figura 2: Componentes de tubulações em geral.

        Os acessórios para tubulações são componentes utilizados em sistemas de tubulações e encanamentos para conectar-se diretamente tubos ou partes de tubulação, para se adaptar os diferentes tamanhos ou formas, e regular fluxos de fluido, por exemplo. São exemplos de acessórios de tubulação as curvas, os joelhos ou cotovelos, os tês, as peças em "Y", as cruzetas, as selas (saddles), os colares, os anéis de reforço, as reduções, as luvas (coupling), as uniões, as flanges, os niples e as virolas.

  
Figura 3: Exemplos de tubos e acessórios.



Referências:
“Tubulações Industriais”. Disponível em: <www.sumitani.com.br>. Acesso: 18 outubro 2014.
“Tubulação Industrial”. Disponível em: <www.metalica.com.br>. Acesso: 18 outubro 2014.
CPM - Programa de Certificação de Pessoal de Manutenção – Mecânica. “Acessórios de Tubulação Industrial”. SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo.
“NR-26 Treinamento De Sinalização De Segurança”. Disponível em: <www.aedtreinamentos.com.br>. Acesso: 18 outubro 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário