quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Controladores de pressão

        Os controladores (reguladores) de pressão são utilizados para regular a pressão de um fluido (geralmente um gás). Sua principal característica é reduzir a elevada pressão de um cilindro ou de uma tubulação para mantê-la adequada durante o processo. Possuem compatibilidade apenas com o fluido para o qual foram projetados.
           Os controladores de pressão são divididos em, no mínimo, oito tipos, sendo cada um adequado para um determinado tipo de operação. São eles: Reguladores de Simples Estágio para Cilindros, Reguladores de duplo Estágio para Cilindros, Reguladores para Posto de Consumo, Reguladores de Simples e Duplo Estágio com Manofluxômetro, Reguladores de Vazão com Fluxômetro, Reguladores de Alta Performance, Reguladores de Linha e Reguladores de Central.
·         Reguladores de simples estágio para cilindros
Têm como principal função reduzir a pressão em cilindros para que eles operem em condições adequadas. Possuem dois manômetros, um de alta pressão indicando a pressão interna do cilindro, e um de baixa pressão, indicando a que é mais adequada para a operação. Comumente utilizados em cilindros de gases de oxigênio, nitrogênio, acetileno e GLP.

·         Reguladores de duplo estágio para cilindros
Possuem basicamente a mesma função do que a dos reguladores de simples estágio, porém, a redução da pressão ocorre em duas etapas para que essa diminuição seja feita de forma menos brusca. Dessa maneira, a vazão e pressão de saída permanecem mais constantes. São utilizados em laboratórios, aplicações de corte, solda e aquecimento mecanizados.

·         Reguladores para posto de consumo
Trabalham em baixas pressões e a regulam em apenas um estágio. São utilizados no final de cada linha de uma rede centralizada de gases. Há um regulador principal onde ocorre o suprimento do gás que já reduz a pressão. Sendo assim, quando o gás passa pelo regulador para posto de consumo, a pressão já está mais reduzida e, por isso, há necessidade de que apenas um manômetro seja instalado para medir a pressão de saída.

·         Reguladores de simples e duplo estágio com manofluxômeto
Possuem praticamente as mesmas especificações dos reguladores de pressão para cilindros. Sua diferença é que são próprios para gases inertes, como argônio e gás carbônico e também o fato de que a vazão também deve ser lida e muda em função da mudança de pressão de saída.

·         Reguladores de vazão com fluxômetro
Ocorre alteração da pressão para um valor pré-determinado e fixo, fazendo com que a vazão seja alterada por um fluxômetro na saída do equipamento. A leitura dessa vazão é muito precisa. Sua principal aplicação é em soldagem elétrica nos gases argônio e gás carbônico.

·         Reguladores de alta performance
São reguladores de um estágio, porém possuem alta capacidade de suportar pressões elevadas, alcançando níveis de 25 a 40 bar, ou até mais. Sua principal aplicação é com o gás nitrogênio para detectar possíveis vazamentos, em purgas de linha e enchimento de pneus.

·         Reguladores de linha
São reguladores instalados “no meio” de uma tubulação, possuindo entradas e saídas retas. Sua principal função é regular uma pressão em um determinado local da tubulação onde está conectado, sendo esta pressão que se quer aumentar ou diminuir pré-estabelecida.

·         Reguladores de central

São reguladores que suportam altas pressões e vazões, de grande porte e destinados a alimentar toda uma tubulação de gases. Reduzem a alta pressão dos cilindros para pressões intermediárias.



  Vídeo demonstrando o funcionamento de um controlador de pressão:  http://www.youtube.com/watch?v=mtwwwLnIbPQ


                        Referências: http://www.condornet.com.br/condor/por/conhecimento/o_que_sao_reguladores.cfm acesso em 17/10/2014
http://www.condornet.com.br/condor/por/conhecimento/simples_estagio.cfm acesso em 17/10/2014
http://www.condornet.com.br/condor/por/conhecimento/duplo_estagio.cfm acesso em 17/10/2014
http://www.condornet.com.br/condor/por/conhecimento/posto.cfm acesso em 17/10/2014
http://www.condornet.com.br/condor/por/conhecimento/manifluxometro.cfm acesso em 17/10/2014
http://www.condornet.com.br/condor/por/conhecimento/fluxometro.cfm acesso em 17/10/2014
http://www.condornet.com.br/condor/por/conhecimento/alta_performance.cfm acesso em 17/10/2014
http://www.condornet.com.br/condor/por/conhecimento/linha.cfm acesso em 17/10/2014
http://www.condornet.com.br/condor/por/conhecimento/central.cfm acesso em 17/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário